![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjAcSpWXMbWFqdfN63xeYlFkagBIE3WCqATCR_yTlUkp38Av1ha1OuAyfmsEcHI3v2cwR1KID788AEsfSRu00HOeLywcbceC5Q3cCwlyAVBOjeZwFLI8o16XLxNXo_5o9KO61HUxgvg5Gi/s320/oblige_quake_00.jpg)
Venho testando várias maneiras de criar mapas para o War Z e topei com um programa muito bacana chamado Oblige. Oblige é um gerador de mapas aleatório, licenciado pela GPL, para FPS clássicos: Doom, Doom 2, Heretic, Hexen, Quake, Quake 2. A idéia é simples, rode o programa, selecione o jogo alvo do mapa, mude algumas configurações e pronto. Em alguns segundo temos um mapa novo em folha. Ainda que a geração dos mapas deixe um pouco a desejar, os mapas não tem a "sintonia fina" de um criador humano na colocação de itens, monstros e na disposição das salas, as situações de combate podem agradar aos jogadores mais hardcores.
Abaixo algumas imagens de algumas experiências e o resultado "arquitetônico":
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxYI3K25ujuKjKcsPtjnD-jM5ub8DQUsaheD6BS8V2zW6AETYo73OhZS89f1Sehp5bzqiRxEmG0iRP4HPu9AZ2IXCMCcdLLtvFdO3bGQI-OZ2ypqC6pJwIGmhX-6SO8ay6YauRwUqE4xFg/s320/oblige_quake_01.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhE5Lr0U7KEqrq4ZAKMy4Kezhmn9vkLXm28bRpOWbzXjp_tOgiSOTqSn_r5ChFcuOjQy1kAergFAosUCq194VPWsGHMK5sXbV9ULVbYyM96ygsFHgURfnshjUmVRBmZ2KZo06uWQAdYPzPM/s320/oblige_quake_02.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlFAMl-0saaDoi7DqRXrhM9TlAjvS5nujtLYzEaCwfJvbEiJl4ok_zEqfajk1KRJwroa_w7FUreYsxf1UTq1UakCmsuxJQsEwp0SfrxLQ2kvMvG0OJUnoLlZyYGIKBnWN9ElyMkSQX-V-Y/s320/oblige_quake_03.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggAcz5fW252oE-T63VSUh56Od8m9-vbyg4FCwJ0z1mMG7dnCvbxQ_yio9SXMAvg10BjYhBdwWVskZHEQ2Y5tpCQAanC5kGFtlyLCMh6b_jzaVUmvkovqDtWHoklv0CT3zIb__dMIiKC_v1/s320/oblige_quake_04.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgT4Y4tCgTeS3BLkC1MZaXr4efRSr__q8ArwQCEHhTGt37uAvZYY9DEBSJm3UZ4B58oeJkcXJ256yiKn9f4FDifS3C6o6T63OTjxTYgIf0iKtS-_ajYYDC2JBPaGFBMcnApa0NverasR7QW/s320/oblige_quake_05.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4smO85zIO1U58Mffl6D1Tz9kBtXhwghXEgpiTHUy_enbgY3sAXA0yAo5yY7HQG6PbKumdlVJuYdQ-4CdAI2s-hRlcC2i-TDIt0YsPQu_jHCjK4-hXQORMKRtNo2bYG4rePtaEk9E4W_-h/s320/oblige_quake_06.jpg)
É óbvio que o programa ainda tem muito a aprimorar - existem falhas, paredes "fantasmas", itens flutuando no ar, céu inexistente, mapas desbalanceados, etc. Contudo, é inegável que o resultado já é bastante positivo - e ainda pode melhorar. Depois posto mais algumas experiências com programa. De qualquer forma fica a dica para quem desejar "criar" alguns mapas num piscar de olhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário