E sem emulador!.
Antes de mais nada um breve histórico para os não iniciados. Doom 64 foi lançado em 1997 pela Midway para o Nintendo 64 bits. Mas com grandes diferenças das versões lançadas para outros sistemas. Ao invés de simplesmente reaproveitar sprites, sons, texturas e mapas das versões para PC, como ocorreu nas versões para Atari Jaguar, Sega 32X, 3DO, Nintendo Game Boy Advance e Super Nintendo, por exemplo, a Midway foi audaciosa de literalmente refazer cada detalhe do zero. Isso tinha por objetivo aproveitar o hype em torno do console da Big N na época. Assim, pela primeira vez os gráficos e texturas de Doom alcaçavam alta resolução e alardeou-se bastante na época que não haveria efeito de pixelização nesta versão - aquele efeito desagradável quando um sprite está muito próximo e é possível observar uma borda serrilhada em seus contornos.
Contudo, nem tudo foi mantido fielmente ao original nesta versão. Alguns inimigos estão ausentes, como Commandos (Chaingunners), Arch-Viles, Spider Masterminds e Revenants, devido a restrições de espaço dos cartuchos, bem como o modo multiplayer foi removido. Mesmo assim, conseguiram conservar o que Doom tem de melhor: o clima tenebroso e a carnificina em larga escala. Esta versão foi considerada um sucesso e permitiu-se cogitar internamente da possibilidade de uma continuação, porém, com o lançamento de Quake um ano antes, as engines baseadas no Doom passaram ser consideradas bastante obsoletas - e o projeto de continuação acabou sendo descartado.
Dito isso, vamos ao que realmente interessa. Doom64 Ex é daquelas pequenas precisosidades perdidas e pouco conhecidas nos meandros da internet. É uma engine baseada em outro source port, o Doom3D, cujo objetivo e ser um clone livre da versão do lançada para o Nintendo 64, reproduzindo tanto quanto for possível o comportamento daquele versão.
A instalação não tem mistério. Basta baixar a engine da página do projeto e a ROM da versão para Nintendo 64 - Basta dar uma busca rápida em alguma página de emulação no google. Descompactar tudo em uma pasta separada, rodar o programa Wadgen que vem junto com o Doom64 Ex e que gera o arquivo iwad necessário para a engine rodar.
E pronto!. Agora é só sentar o dedo no gatilho e boa carnificina!.
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