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domingo, 26 de dezembro de 2010

Idéia: Open Quartz funcional


As coisa estão um pouco lentas por aqui, admito. Mas ainda há serviço sendo feito, devagarinho, na surdina. Um dos meus projetos mais estranhos é a liberação de um pacote funcional do Open Quartz. O projeto Open Quartz, para os não iniciados no mundo do mod, foi um dos primeiros projetos a suplementar conteúdo (texturas, mapas, sons e modelos) para um jogo (Quake) sob licença GPL. A premissa era que já que se tem o código-fonte da engine disponível sob GPL, porquê não o conteúdo também ser licenciado desta maneira? Isso evitaria situações conflitantes de licenciamento, como o uso de material da versão Shareware, ou mesmo da versão completa do jogo, em mods ou TCs (total conversions, conversões totais), bem como forneceria aos aspirantes a criadores de jogos/hobbistas de fim de semana, recursos para suas empreitadas.

E com este mote o projeto Open Quartz realmente fez um trabalho admirável, pelo esforço empreendido, mas terrível, pelo resultado final. Enquanto Quake possuía uma temática gótica-tecnológica, aproximada do estilo do dark-fantasy de Doom porem menos carregado, o Open Quart investiu suas fichas em algo cartunesco e cheio de piadas - infelizmente cujo sentido somente os próprios mantenedores do projeto entendiam. O que acredito afastou colaboradores do projeto e ocasionou o seu abandono incompleto: com vários modelos simplesmente risíveis de tão toscos, sons absolutamente irritantes (muitos parecem ser uma compilação de assovios) e texturas que são apenas passáveis se comparadas as do jogo que deveriam substituir.


Mesmo com todos estes pontos em contrário, indiretamente vejo o Open Quartz como o inspirador de todos os outros projetos de "suplementação de conteúdo".  Como, por exemplo, Open Arena, que de certo modo segue a mesma trilha cartunesca porem com mais sucesso, e FreeDoom, que mesmo estando relativamente incompleto, é um dos referenciais de conteúdo open/free na comunidade Doom.

Ok, mas voltando ao assunto o que diabos é este Open Quartz funcional? É simples. A idéia é criar um pacote com modelos, sons e sprite correspondente a cada um dos modelos, sons e sprites do Quake original. Antes que alguém pense que o objetivo é o mesmo do Open Quartz, ou pior ainda, que estou fazendo um "Open/Free Quake", informo que não é este o objetivo. Minha idéia e bem mais modesta. Quero encontrar um substituto, licenciado pela GPL, para cada som, modelo e textura, adicionar ao pacote um conjunto de ferramentas para desenvolvimento, como compiladores de mapas e quakec, e lançar tudo. Grosso modo seria uma SDK para futuros desenvolvimentos - mas sem a pretensão de ser algo "polido".


No momento, estou trabalhando em reunir os recursos e escrever a documentação necessária. Dependendo das festividades do final de ano e do trabalho, posso vir a apresentar uma versão pré-alfa em breve.

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