Postagens populares

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Oblige tem uma nova versão na praça

Interface do Oblige. A poucos segundos da mágica acontecer.

Oblige é um gerador de mapas aleatório para um miscelânea de jogos como Doom, Doom 2, Herectic e Quake. Muito tempo atrás, já havia traçado algumas linhas sobre este programa e desde de então venho acompanhando esporadicamente seu progresso. O conceito do programa é simples. Ao invés de construir você mesmo o mapa da carnificina ou aguardar um designer de mapas criar algo, você apenas estabelece alguns parâmetros e deixa que o Oblige faça o serviço pesado. Simples, prático e rápido.


Em sua versão mais recente, Oblige melhorou substancialmente o suporte para o Quake, a iluminação se tornou eficiente e o problema das colisões "fantasmas" aparentemente foi resolvido. Como se não bastasse ainda acrescentou suporte ao Quake 2. Uma grande novidade sem dúvida, tendo em vista que o Quake ainda apresenta uma forte comunidade de criadores de mapa singleplayer, mas Quake 2 praticamente é restrito a sua versão multiplayer: CTF e as variações do Deathmatch.



Obviamente que sendo um gerador aleatório muitas coisa no cenário dos mapas acaba não tendo muita coesão. Mas noto uma grande evolução, em comparação a última versão que testei. Basta comparar as imagens da última versão para notar a diferença. Exemplos disso foram ornamentos colocados nas paredes e nos tetos, paredes angulares e não apenas corredores com esquinas de 90 graus e especialmente a tentativa de uma iluminação. Na versão antiga praticamente não havia iluminação e tudo no cenário era iluminador por igual com a mesma intensidade - completamente anticlímax.



Algo que me chamou a atenção foi o fato de várias salas começarem a serem conectadas simultanemente. Isso significa que houve uma melhora na geração do design das salas. Se me lembro bem na versão anterior o jogador ficava restrito a correr em rumo até um beco sem saída, com algum monstro forte, Shambler ou Vore, para conseguir pegar uma chave e ter de retornar para abrir uma porta em algum na outra ponta do corredor. Somente esta mudança já permite ao jogador escolher que rumo tomar ou "perder-se" no labirinto do mapa - o que em bons mapas é uma coisa divertida.


Ainda há espaço para melhorar bastante. Talvez o autor consiga inserir os temas básicos dos cenários do Quake: Base, Runic e Metal de forma mais coesa. Utilizar a possibilidade de mapas com múltiplos andares, com piscinas de água, lava e ácido, bem como emboscadas e "arenas" para combater os "chefões de fase". Mas isso fica, talvez, para o futuro.



Quanto ao suporte ao Quake 2 ainda não testei, mas tenho minhas espectativas. Considerando a notável evolução que houve do programa para o Quake, e o fato das engines não serem muito diferentes entre si, acredito que este primeiro suporte já deve ser bastante consistente. Espero ter tempo em breve para testar e tirar a poeira da nobre arte de matar Stroggs.


De qualquer forma fica a dica para quem se cansou dos mapas originais e deseja matar monstros em novos mapas - de forma rápida e prática - sem se importar com detalhes. Oblige pode ser baixado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário