Postagens populares

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Doom para 32X Hackeado


O console 32X da Sega nasceu fadado ao fracasso. Surgiu no começo da transição dos consoles de 16 para 32 bits. Tentava fazer frente ao poderio gráfico e sonoro do Snes e dar um gás extra ao já combalido Mega Drive na arena dos 16 bits. Enquanto internamente a própria Sega estava em vias de lançar seu console dedicado de 32 bits, o Saturn, a Nintendo por sua vez fazia planos que resultariam no Nintendo 64, bem como um novo competidor surgia no horizonte - A Sony com seu Playstation. Em resumo, o futuro não era nada promissor para o "Cogumelo" de 32 bits da Sega.


Mas tirando tais questões, o hardware até que não era de todo ruim. Mesmo esbarrando nas limitações do Mega Drive, ele recebeu durante algum tempo apoio da industria. E alguns ports de renome forma lançados para o console. Como, por exemplo, Doom. O título em si dispensa maiores apresentações. Sucessor do Wolfestein 3D é mais um título revolucionário da ID Software, praticamente cada console existente da metade dos anos 90 em diante recebeu um versão oficial ou não do clássico.


Interessante é que foi com o surgimento do Doom nos PCs que popularizou-se entre os jogadores a possibilidade de Hackear o jogo, adicionando coisas que não existiam anteriormente. Criando o que se hoje denomina genericamente de mod. E o interesse em modificar jogos não se restringe tão somente àqueles lançados no Computador. Mesmo consoles e jogos antigos não escapam da curiosidade e perpectiva criativa de alguns programadores.


Este é o caso da versão do Doom lançada para 32X. Um programador de nome Saxman criou um utilitário que consegue converter Wads da versão PC para 32X e vice-versa. Isso abre algumas possibilidades, como criar mapas e episódios inteiramente novos, substituir texturas, etc. Aqui é possível ver algumas imagens de Wads já modificados, assim como baixar o programa e instruções de uso. Abaixo um pequeno vídeo mostra um Wad já modificado, rodando em um emulador:



Não se incomode em mexer no volume. O vídeo não tem som mesmo.

Noticia publicada originalmente no PlanetDoom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário