Postagens populares

sábado, 16 de janeiro de 2010

Criando programas/jogos para o Sega Mega Drive/ Genesis




Nos idos dos anos 90 o universo dos jogos estava polarizado entre a Sega e a Nintendo. A Sega vinha com a força dos arcades e jogos de esporte - que ainda hoje fazem muito sucesso no mercado norte americano. E sua aposta era no primeiro console de 16 bits do mercado, o Mega Drive, também conhecido como Genesis em alguns países. A Nintendo por sua vez trazia a reputação adquirida com o Nes e grandes parceiros como Capcom, Konami, somente para citar alguns. O seu cavalo de batalha era na época o poderoso Super Nintendo, conhecido no Japão como Super Famicom. Não vou tecer comentários sobre quem venceu a guerra dos consoles, mas posso garantir, como alguém que a viu de perto, que foi um conflito dos mais divertidos da industria do entretenimento - e que deixou imensas saudades.



Mas voltando ao assunto, a Sega lançou o Mega Drive/Genesis e criou uma geração de jogadores facinados pelo aparelho e seu potencial. Alguns cresceram e começaram a projetar meios de criar programas - leia-se também jogos - para o console. Algumas tentativas deram certo, outras não, com variados graus de complexidade. As primeiras experiências exigiam que código fosse escrito em assembler 68K (o processador central do console era um Motorola 68000) e caso houvesse a necessidade, mais assembler, desta vez na variedade Z80 (desta vez o processador de som, o Zilog Z80). Posteriormente surgiram compiladores C, como o obscuro SGCC (Sega Genesis C Compiler) e mesmo métodos para fazer uso do famoso compilador GNU GCC. Tais opções são bacanas para quem tem experiência de programação ou tempo para aprendê-las. Mas os reles mortais do teclado também tem uma opção para criar seus programas para o Mega Drive. Mostraremos hoje como criar e rodar dois programas simples para o Mega fazendo uso da ferramenta Basiegaxorz.



Este bicho acima é o mascote do Basiegaxorz.

Antes de iniciarmos as seguintes ferramentas são necessárias. a) um computador com Basiegaxorz instalado (instalação padrão Windows, isto é, "clic, next, next, clic"); b) um emulador de Mega Drive instalado. Recomendo o Kega Fusion ou o Gens. Feito isso podemos iniciar a criação de programas. Mas é melhor proceder com algumas explicações de antemão. O Basiegaxorz é um compilador basic escrito em Visual Basic, que produz código compatível com Mega Drive, 32x e Sega CD. Isto é, você escreve código no dialeto basic e o Basiegaxorz converte tal código em algo semelhante a rom de um cartucho ou CD, de tal forma que um emulador pode ser utilizado para verificar o resultado ou, se houver alguém afortunado de ter um dos raros flash carts do mercado cinza (os da Tototek, por exemplo), testar no próprio console.

Sob o aspetco técnico o basiegaxorz permite utilizar joysticks (manipulação de entrada) de 03 e 06 botões, tanto para player 1 quanto player 2, criar e movimentar sprites, scroll de planos, manuseio de paletas de cores e criação/gerenciamento de psg de forma muito simplificada.

Reza a lenda que todo primeiro programa a ser escrito, não importa a linguagem, tem de ser o Hello World". Não fugiremos a regra. Com o Basiegaxorz aberto, dê um espaço da margem ou simplesmente aperte tab, e digite o seguinte comando:

print "Ola mundo!"

Aperte F5. Surgira uma mensagem em uma janela informando se a compilação deu certo ou não. Clique em OK. Agora com o emulador aberto procure o arquivo basic.bin, que deve estar em algo como c:/arquivos de programas/basiegaxorz (caso você tenha deixado a instalação padrão). O resultado no emulador é esse:



Bacana não? Agora vamos brincar um pouco com as cores dos textos. O basiegaxorz vem com alguns comandos já prontos para manipular texto, no caso trataremos do comando ink. Novamente com o programa aberto digite o seguinte código (não esqueça do espaço ou de apertar tab antes de cada comando):

ink 0
print "este texto esta em branco"
ink 1
print "este texto esta em azul"
ink 2
print "este texto esta em verde"
ink 3
print "este texto esta em roxo"

Aperte F5. Dê ok na caixa de informações após a compilação e procure novamente o arquivo basic.bin com o emulador. O resultado agora é este:



Legal não? Isso é apenas uma porção ínfima do que é possível criar com o programa. Sugiro uma olhada no manual html que acompanha o programa. Também é recomendável, e muito por que o manual é um tanto árido, dar uma olhada no código fonte de alguns demos criados com esta ferramenta. E por fim fazer muitas tentativas e erros, pois somente assim é possível aprender.

Nas próximas semanas vejo se consigo montar um tutorial com mais detalhes sobre a linguagem e algumas demonstrações de programas.

6 comentários:

  1. Peraí, homi, vamos compartilhar aí as manhas do paranauê!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. nesse canal tem videos desse programa

      https://www.youtube.com/channel/UC3uAeLEKo5n7-B6alht7rOg

      Excluir
  3. Respostas
    1. nesse canal tem videos desse programa

      https://www.youtube.com/channel/UC3uAeLEKo5n7-B6alht7rOg

      Excluir
  4. mano, q coisa mais simples. mas eu quase chorei de alegria quando vi a execução do Fusion kkkkkkkkkkkkkkkk valeu

    ResponderExcluir