Postagens populares

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Quake C é licenciado pela GPL

Certa vez ouvi (ou li, não tenho certeza) em algum lugar que se os humanos fossem peixes, a última coisa a ser descoberta seria a água. Pois bem. Me recordo desta frase pelo seu forte conteúdo didático. Procuramos demais, em todos os lugares errados, quando o que procuramos está bem debaixo de nosso nariz. Pouco tempo atrás expus minha preocupação sobre o fato de não encontrar explicitamente informação sobre o licenciamento da linguagem quake c. Fiz uma peregrinação considerável pela net - incluíndo uma infrutífera busca pelo archive em sites mortos. Quando tudo que eu precisava era abrir alguns arquivos.

Bom fazendo a estória curta. Finalmente encontrei o "maledito" licenciamento. Onde estava? Dentro do arquivo q1tools_gpl.zip. Dentro de cada arquivo com a extensão qc na pasta v101qc. É chato pra c@#@lh* admitir um erro tão primário, mas tenho alguns fatos em minha defesa.

Existem milhares de códigos qc de mods espalhados pela net. Alguns datam da época do qtest, outros não tem mais que alguns dias de digitados. E quando digo que quake recebeu um número incontável de mods eu não estou brincando. Nos tempos em que o jogo foi lançado, existiam seções inteiras de ftps dedicados exclusivamente a hobistas exporem seus projetos. Coisa na casa dos Gigas já naquela época (idos de 1996-1997). E a criação de novos mods não parou até hoje.

Outro fator que aliado à quantidade massiva de mods contribui para essa zorra toda diz respeito à forma tosca com que a maioria dos programadores (ou hobistas, já que quake c não é uma linguagem "no sentido estrito da palavra") documentam seus projetos. Alguns nem mesmo colocam no readme uma descrição inteligível de seu mod, quanto mais algo complexo como licenciamento.

Neste sentido inclusive projetos que objetivam ser condizentes com os ditames da GPL (openquartz é o mais gritante neste sentido) não são cuidadosos com detalhes simples. Em todos seus arquivos qc os cabeçalhos com a nota de copyright foram sumariamente suprimidas. Isso foi o que me deixou no escuro por todos estes anos até a simples questão do licenciamento me despertar para o óbvio. E acreditem quando digo que é uma tarefa tirana filtrar toda essa massa de informação e encontrar algo que seja minimamente bem documentado.

Dito isso resta apenas declarar que a GPL é um bom instrumento, mas exige alguns cuidados quando do seu uso. Como se diz por aí "o diabo está nos detalhes" e esses detalhes negligênciados pode causar problemas bem maiores que algumas horas perdidas no google, archive e outros locais de limbo na net (meu caso). A FSF (Free Software Foundation) tem toneladas de manuais e páginas contendo informações úteis sobre como licenciar software. Mas basta apertar delete no local errado, zipar o arquivo e enviá-lo para um repositório de arquivos qualquer para causar confusão. Não estou querendo aqui levantar a bandeira do software livre ou dar uma de xiita. Apenas quero construir um mod da maneira que acho coerente. E essa é a maneira que encontrei para isso: sendo coerente com seu licenciamento.

Bom depois desta agora é hora de trabalhar de verdade e fazer o War Z finalmente ver a luz do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário