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quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Hardcore - Jogo não lançado da DICE para Sega Mega Drive

Ocasionalmente topo com informações como esta. Mesmo depois de anos "morto" o Mega Drive (ou Genesis) possui uma quantidade vasta de coisas a desvendar. Incluindo entre estes pedaços de informação preciosa demos, protótipos  e jogos completos que talvez nunca venhamos ver. O último pedaço de informação relevante desta "arqueologia tecnológica recente" trata sobre um jogo de nome Hardcore criado pela DICE (a mesma do conhecido Mirror's Edge, entre outros) e licenciado pela Psygnosis (estúdio de produção adquirido em 1993 pela Sony).



Tela de abertura do jogo.

A parca informação disponível da conta que numa "bela" tarde de 1994, a Psygnosis fez uma reunião e numa tacada só cancelou 13 títulos em produção para o 16 bits da Sega. O argumento coerente para esta fatídica decisão da produtora seria a mudança de foco no mercado: Saem os sorumbáticos 16 bits entram os vibrantes 32. Uma pena diga-se de passagem, pois mais de uma década depois o Mega Drive/Genesis resiste bravamente. Seja sob a forma de um produto licenciada, como as versões do Mega Drive 4 da Tectoy, ou como um do vários clones chineses de legalidade, no mínimo, duvidosa. Deixando isso de lado, o vídeo que deu origem a esta pesquisa toda revela que o jogo estava 99% completo e que poucos bugs/detalhes restavam para completar o produto.



Sob o ponto de vista da jogabilidade Hardcore seria um misto de ação/aventura calcado no estilo matador de das séries Contra e Turrican. Isto é, corra e atire em tudo que se mover, arme-se da melhor forma possível e não esqueça de arrebentar o chefão de fase - com 15 metros de altura e armado até os dentes!. No que tange ao conteúdo, Hadcore mostra-se muito bem acabado. Os cenários são razoavelmente detalhados demonstrando talento e cuidado da DICE e a trilha sonora/efeitos fixam-se aos padrões médios para a época. Mas é óbvio que nunca teremos certeza absoluta disso. Como o jogo não foi lançado ao público, em tese, tais aspectos poderia ser mais bem trabalhado antes do lançamento - caso viesse a ocorrer. 

Em suma, eu gostaria de ter jogado isso nos bons tempos. 

Mas nem tudo está perdido, ainda, os co-fundadores da DICE, Andreas Axelsson e Olof Gustaffson, responsáveis pela liberação do vídeo acima, estão trabalhando junto à Sony e a Psygonosis (que ainda detêm os direitos sobre Hardcore) para lançar o jogo de graça para o domínio público. O que seria um ótima notícia.

Um comentário:

  1. CARAAAAAAALEOOO!Como diabo cancelam um jogo desses? Esse jogo teria salvo as finanças de minha "game house", tenho certeza! Existe alguma rom perdida do jogo por aí?

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