Ocasionalmente topo com informações como esta. Mesmo depois de anos "morto" o Mega Drive (ou Genesis) possui uma quantidade vasta de coisas a desvendar. Incluindo entre estes pedaços de informação preciosa demos, protótipos e jogos completos que talvez nunca venhamos ver. O último pedaço de informação relevante desta "arqueologia tecnológica recente" trata sobre um jogo de nome Hardcore criado pela DICE (a mesma do conhecido Mirror's Edge, entre outros) e licenciado pela Psygnosis (estúdio de produção adquirido em 1993 pela Sony).
Tela de abertura do jogo.
A parca informação disponível da conta que numa "bela" tarde de 1994, a Psygnosis fez uma reunião e numa tacada só cancelou 13 títulos em produção para o 16 bits da Sega. O argumento coerente para esta fatídica decisão da produtora seria a mudança de foco no mercado: Saem os sorumbáticos 16 bits entram os vibrantes 32. Uma pena diga-se de passagem, pois mais de uma década depois o Mega Drive/Genesis resiste bravamente. Seja sob a forma de um produto licenciada, como as versões do Mega Drive 4 da Tectoy, ou como um do vários clones chineses de legalidade, no mínimo, duvidosa. Deixando isso de lado, o vídeo que deu origem a esta pesquisa toda revela que o jogo estava 99% completo e que poucos bugs/detalhes restavam para completar o produto.
Sob o ponto de vista da jogabilidade Hardcore seria um misto de ação/aventura calcado no estilo matador de das séries Contra e Turrican. Isto é, corra e atire em tudo que se mover, arme-se da melhor forma possível e não esqueça de arrebentar o chefão de fase - com 15 metros de altura e armado até os dentes!. No que tange ao conteúdo, Hadcore mostra-se muito bem acabado. Os cenários são razoavelmente detalhados demonstrando talento e cuidado da DICE e a trilha sonora/efeitos fixam-se aos padrões médios para a época. Mas é óbvio que nunca teremos certeza absoluta disso. Como o jogo não foi lançado ao público, em tese, tais aspectos poderia ser mais bem trabalhado antes do lançamento - caso viesse a ocorrer.
Em suma, eu gostaria de ter jogado isso nos bons tempos.
Mas nem tudo está perdido, ainda, os co-fundadores da DICE, Andreas Axelsson e Olof Gustaffson, responsáveis pela liberação do vídeo acima, estão trabalhando junto à Sony e a Psygonosis (que ainda detêm os direitos sobre Hardcore) para lançar o jogo de graça para o domínio público. O que seria um ótima notícia.
CARAAAAAAALEOOO!Como diabo cancelam um jogo desses? Esse jogo teria salvo as finanças de minha "game house", tenho certeza! Existe alguma rom perdida do jogo por aí?
ResponderExcluir