Postagens populares

domingo, 2 de maio de 2010

Quark e dores de cabeça


Já estou me acostumando com dores de cabeça. Absolutamente nada que tento fazer para criar mapas funciona de primeira. Já abandonei o Netradiant e parti para o Quark, mas as coisa estão longe de serem promissoras.

Como já havia dito estou tentando encontrar uma combinação de trabalho funcional para o mod. A combinação Darkplaces + Openquartz funciona muito bem. Mesmo com sons e modelos faltando, sem contar várias falhas do progs.dat (arquivo de lógica do jogo) gerado pelo Openquartz. É de tirar o chapéu o Darkplaces. Roda o conteúdo do Openquartz, ou qualquer outro mod defeituoso, macio. Coisa que derrubaria outras engines facilmente. Mas encontrar um criador de mapas está difícil. Muito difícil.

Em uma recaptulação rápida da experiência do dia, instalei o programa, configurei os atalhos para a engine e as ferramentas externas (qbsp.exe, vis.exe, light.exe) e mandei ver na opção para criar mapas Quake 1. O Quark por padrão gera automaticamente uma sala, uma luz e player_start. Apesar dos pesares é uma opção boa pra testar a compilação dos mapas de imediato. Contudo, os problemas não demoraram a aparecer. Logo de cara apareceram na visualização das texturas. É só observar o quadrado do canto inferior direito do Quark, ali fica uma espécie de preview 3D do mapa. Quando pedi para ver o mapa na opção com textura ficou desta maneira.


É, a escuridão significa que algo não deu certo. Então começou a via crucis de mexer no FAQ/readme do programa. Por sinal muito mais completo que o do Netradiant. Li um pouco volto, remexo novamente nas configurações e descubro a falha que, acredito, ocasiona o problema:


É isso mesmo. Embora minha configuração não toque em um único arquivo do Quake original, o Quark espera que o mapa seja criado com suas texturas e sabe-se lá mais o que. Assim além de não fazer o preview 3d funcionar, acredito que seja impossível compilar alguma coisa no ato.

Infelizmente prevejo mais algumas horas de aporrinhação no google, em fóruns obscuros e em tentativas e erros pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário