Postagens populares

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Um famiclone de respeito: Aaronix AX 9900


Este é o Aaronix AX 9900.

Aqui no Brasil não é incomum ter contato com famiclones. Na verdade acredito que muitos começaram sua vida de gamer jogando em cópia de nes, como o Phantom System, da Gradiente, o Turbo Game, da CCE ou mesmo nos pavorosos Polystations da vida. Quem teve a sorte de ter um Nes original, realmente tirou o bilhete premiado, no mar da pirataria que era (e de certo modo ainda é) a industria de games no Brasil, no inicio dos anos 1990. 

A qualidade destes clones variava bastante, e o design também. O pirateiros de plantão eram bastantte criativos para retirar a grana dos bolsos dos incautos consumidores. Ainda bem que regra de "quanto mais caro melhor" era válida para algumas empresas. Vide o caso dos Polystations, por exemplo, são os mais baratos de todos os famiclones que já topei e são os mais vagabundos sob qualquer aspecto: da fonte de força xing ling que esquenta demais (e pode queimar a qualquer momento) até a carcaça de plástico quebradiço. 

Retornando ao console Aaronix,  ele é um testamento da criatividade das empresas de consoles não licenciados da época. O design desta "obra" salta aos olhos: Os controles são cópias descaradas do PC-Engine, a parte superior arredondada com a luz de power e o corpo me lembram vagamente os primeiros Mega Drives - e os controles ainda se encaixam no corpo do console! Enfim, um frankestein e tanto. Mas que ainda se alinhava aos padrões de console da época: Corpo em plástico preto e tamanho grande para transmitir robustez e resistência.

Um parágrafo a parte, e pertinente, merece ser adicionado aqui. A tecnologia que eu saiba deveria seguir em frente pegando o que se provou melhor e útil. Isso se chama evolução. Contudo no quesito longevidade os consoles parecem ter regredido. Ainda se encontram Ataris 2600 da década de 1970 funcionando firmes e fortes, como no dia que saíram da fábrica, mas estas gerações mas recentes a coisa não é bem assim - alguém tem notícia de algum XBOX 360, da primeira leva a chegar ao mercado, ainda funcionando? Apenas para citar um exemplo.

Busquei outras informações sobre quem produzia esta "maravilha", mas não obtive muito sucesso. As fontes de informação são escassas, mas dão conta que a mesma empresa do Aaronix AX 9900 também criou um clone do SG 1000 da Sega, feito notável, do ponto de vista técnico, mas lamentável pelo ponto de vista da Sega e dos consumidores ludibriados. 

Então fica então o registro deste curioso famiclone. A imagem original encontrei aqui. As parcas informações que encontrei foram extraidas do UCD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário