Postagens populares

domingo, 14 de novembro de 2010

Problemas técnicos e mais desculpas

O blog está praticamente abandonado nestas duas semanas. Contudo tenho alguns fatos, ou desculpas se preferirem, em meu favor: Problemas com a placa de vídeo. Aqui vai a história: Alguns dias atrás ao ligar meu computador percebi um "zumbido" estranho no gabinete. Não sou o especialista em hardware da casa. Este posto deixo tranquilamente nas mãos do meu irmão que é fanático por peças de computador. Mas quanto ao barulho já espera que a coisa fosse de algum modo grave. Mal deu o boot, desliguei tudo e deixei pra resolver depois.

No dia seguinte meu irmão desmontou o computador e verificou que o cooler da placa de vídeo estava travando. Poeira, o desgaste com o uso, ou as duas hipóteses juntas são as causas prováveis do "zumbido". A placa foi removida e o computador agora está funcionando na base do chipset Intel onboard. Ou seja, uma droga. Deixando isso de lado as soluções possíveis para a questão: 1 - comprar uma placa de vídeo nova. 2 - comprar um cooler pra a placa de vídeo velha. A primeira opção é cara, mas me manteria com capacidade de rodar tudo - depois que fiz uma conta no Steam isso é requisito praticamente indispensável.

Aliás este imbróglio com a placa de vídeo veio em péssima hora. Comprei o Aliens Vs Predador por um preço camarada em uma das promoções de Halloween  do Steam, já havia passado uma semana praticamente direto pra carregar o troço e agora não posso rodar o jogo. Durante um tempão fiquei na expectativa do jogo enquanto fazia o download e a agora a única coisa que posso fazer é olhar o ícone do programa no desktop. Pior é que masoquisticamente  tentei rodar o maldito jogo, obviamente desligando tudo quanto é de efeito/pirotecnia/firula e em meros 800x600. A p@##4 dos vídeos de abertura rodam perfeitamente, o que aumentou minhas esperanças, mas quando entra o jogo em si o chipset onboard da intel pede água: Parece que se está assistindo a um vídeo stop motion. A ironia me persegue sem descanso ou trégua.

Por outro lado, a segunda opção, comprar um cooler pra placa, é mais barata. Afinal a placa, tirando o cooler, está funcionando perfeitamente. Mesmo estando algumas "gerações" - considerando a vida útil de uma placa de vídeo - defasada, minha Ati Radeon HD 3650, ainda tem potência pra queimar. Não que ela rode tudo no "Full", qualquer coisa usando a engine Unreal 3, faz a coitada engasgar, mas eu sobrevivi a uma época onde a resolução padrão era 320X240 em modo software.

800x600 e alguns efeitos desligados não fazem mal a ninguém - esporadicamente, em doses homeopáticas.

Por hora estou fazendo o possível pra não rodar nada que use 3D em meu PC. Mesmo fazendo algumas experiências, o resultado é menos do que satisfatório. Até o Darkplaces, minha engine padrão para o Quake, tem mostrado comportamento estranho com o vídeo granulado e botões e portas sumindo. Neste tipo de situação do DirectQ mostra sua força e roda sem problemas - mas sem abusar dos efeitos.

Resumindo tudo. Tenho de optar por uma das opções descritas acima. Tenho de fazer uns cálculos pesar esta despesa inesperada no orçamento. Quanto ao blog , ele continua, aos trancos e barrancos, mas continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário